Translate

sexta-feira, 18 de março de 2016

Baguete com sementes de sésamo

Tenho evitado o pão, pois como gosto imenso ,custa-me muito resistir. No entanto o meu marido andava a queixar-se:"então nunca mais vou comer aqueles pães tão saborosos?". Vi esta receita nas formas de baguete que tinha comprado e, como era pouca quantidade, decidi fazer para ele ( eu consegui resistir,rsrs). Ah: o cheirinho que se espalhou pela casa... há lá coisa melhor do que pão acabado de cozer? O J. adorou e agora partilho com quem quiser experimentar.

Baguete com sementes de sésamo ( receita que veio na forma )




Ingredientes:

250 gr de farinha
10 gr de levedura
125 gr de água morna
6 gr de açúcar
3 gr de sal
45 gr de manteiga ( usei Becel líquida)
sementes de sésamo q.b.

Colocar numa tigela todos os ingredientes ( menos a manteiga). Amassar durante uns minutos. Adicionar a manteiga e voltar a amassar. Deixar fermentar até dobrar de volume. ( Na Bimby colocar todos os ingredientes e programar 4 minutos velocidade espiga. Acrescentar a manteiga e bater mais uns minutos, velocidade espiga) .

Dar forma,fazer uns cortes e deixar repousar novamente. Polvilhar com as sementes de sésamo.




Aquecer o forno a 250º durante 5 minutos. Pulverizar o forno com água para criar vapor ( este "truque" vi num programa de televisão). Colocar lá as baguetes e reduzir o forno para 200º. Cozer durante 15 minutos. Retirar do forno e colocar as baguetes numa grade para que não fiquem húmidas.



































































Espero que gostem.

16 comentários:

  1. Que pãozinho tão bom, eu não ia conseguir resistir, isso é certo. Depois de lhe sentir o cheiro já nem ia sair de perto do forno! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Fiz baguetes apenas uma vez e gostei.
    Estas ficaram perfeitas.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Ainda morno com manteiga ou queijo, comia com prazer, até já estou a imaginar :D
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmmmm...que cheirinho bom de pão fresquinho, hummmmmmmmm...!
    Eu adoro receitas de pães cada uma pra mim é única e bem vinda.
    Eu nunca me atrevi a fazer baguete, parabéns minha querida, as tuas
    estão perfeitas, arrasou!

    Beijinhos, ótimo fds junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  5. Querida Márcia! Daqui parece maravilhoso, imagino o sabor e o cheirinho desse pão acabado de fazer...fiquei com água na boca!
    Não deixes de comer pão, não faças uma coisa dessas que isso é crime! Não o comas à noite e controla a quantidade ;)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  6. Oi Márcia querida!
    Nem precisa perguntar pq eu já vou dizendo que levo a receita e que vou preparar o mais rápido possível kkkk
    Quanto a outra metade do ovo, eu junto com outro ovo e faço uma bela farofa kkkkk
    É que 1 ovo inteiro eu acho que deixa a massa pedindo muita farinha.
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  7. Como é que conseguiste resistir? Eu caía logo em tentação! Pão quente, feito em casa? Era logo! Embardava-o de manteiga milhafre e isso é que era! Eu digo estas coisas mas acho que conseguia resistir, ainda que a muito custo! Hoje comi uma fatia de pão integral com doce, coisa que não fazia há mais de 6 meses. Soube-me tão bem mas não pode ser para repetir muitas vezes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Querida Márcia :)
    Vês... por isso eu ainda não comecei a fazer pão, gostar como gosto ia ser lindo. Algum dia será, mas até lá: vou admirando as vossas delícias.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  9. Aiii querida Márcia que és tão valente!!
    Pão é o meu pecado mortal (e das minhas ancas, claro, lol). Alguma vez eu resistia a fazer umas baguetes lindas destas e não as provar? Nunca!!!
    Admiro a tua força de vontade, pois eu, tinha sido logo uma inteira e com a manteiga a escorrer...
    Esse interior não engana e bem se vê que ficaram com uma textura perfeita. Tenho ali uma forma de baguetes, mas ainda nem a estreei... secalhar vai ser estreada com esta receita.
    Um beijinho e bom fim de semana minha querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Hummm adoro pão caseiro e assim com sementes, que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/baguete-tipo-francesa.html

    ResponderEliminar
  11. Ai,ai...já comia...
    Nina
    Bom fim de semana
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Marcia, que lindos teus pães, parabéns!!Por vezes penso em diminuir o consumo de pães, mas meu filho fala tal qual seu esposo, rs...e não resisto tbm!
    Bom fds

    ResponderEliminar
  13. Aqui em casa onde temos diabetes, colesterol e hipertensos nada melhor do que essas receitas bem saudáveis...

    ResponderEliminar
  14. Olha que coisa mais linda e deliciosa!!!! Bjus

    ResponderEliminar
  15. Adoro sementes de sésamo, no pão ficam fenomenais! Ainda por cima nesse, ainda quente e fofinho... O teu esforço é no mínimo louvável :D

    ResponderEliminar
  16. Oh, Marcita o aspecto destas baguetes é delicioso, crocantes por fora e macias por dentro. Deu vontade, amiga! rsrs.

    ResponderEliminar