Translate

domingo, 21 de abril de 2013

Bolo de chocolate e beterraba

Este bolo é "culpa" da minha querida Isabel do delicioso blog do chocolate.Achei a utilização da beterraba muito pouco vulgar e como o bolo tinha um aspeto delicioso, decidi "arriscar". Não me arrependi. Resulta num bolo húmido,cremoso e com bastante gosto a chocolate. Podem ver a receita original aqui.


Ingredientes:
250 gr de chocolate em barra de culinária
3 ovos
200 gr de açúcar mascavado claro
100 gr de óleo vegetal
baunilha a gosto
100 gr de farinha com fermento ( ou então ,se a farinha não for autolevedante,juntar 1 colher de chá de fermento em pó e uma de bicarbonato-foi o que fiz)
50 gr de amêndoa ralada sem pele
1 iogurte natural ( usei grego)
200gr de beterraba ( +- 4 beterrabas)

Comecei por cozer a beterraba,com casca, durante 10 minutos. Deixar arrefecer, descascar e ralar na Bimby,por exemplo. Reservar.

Bater o açúcar com os ovos ,o óleo e a baunilha durante 3 minutos, velocidade 4. Derreter o chocolate no micro-ondas e juntar os restantes ingredientes.
Untar uma forma e vazar lá a mistura. Levar a forno pré-aquecido a 180º durante 50 minutos. Deixar arrefecer 10 minutos antes de desenformar e forrar com a seguinte cobertura:

Cobertura:
100 gr de natas
150 gr de chocolate de culinária
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro.

Aquecer bem as natas ( sem ferver) e juntar os restantes ingredientes. Bater bem até derreter o chocolate e estar tudo bem ligado. Cobrir o bolo. Decorei com chocolate granulado branco.




É um bolo denso e que não dá gosto a beterraba. Espero que gostem.

48 comentários:

  1. Oi Marcinha já experimente cupcakes de chocolate com beterraba e vou te confessar que antes tinha um pouco de receio no que daria esta combinação, mas eu adorei, este bolo já me tentou também, o farei em breve hehe bjs !!!

    ResponderEliminar
  2. oi Marcia boa tarde,já faço o bolo so com a beterraba com chocolate nunca fiz vou experimentar bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  3. Uau, que guloso!
    Não sei se gosto muito de beterraba, mas com este aspecto até comia enganada!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Querida Márcia,
    com sou fã de beterraba e chocolate com certeza vou
    amar esse bolo.
    As fotos estão lindas e tentadoras!

    Beijos, boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Amiga hoje não fiz um bolo, e agora estou desejando uma fatia do teu.....estou salivando por um pedacinho desta delícia.....! Beijinhos e uma semana de luz!

    ResponderEliminar
  6. Minha linda,

    Vou-te já dizer que já comia uma valente fatia desse teu lindo e delicioso bolinho, que nos apresentas com um aspecto de fazer crescer água na boca ! :)

    Muito obrigada por testares mais uma das receitas do Blog do Chocolate, amiga ! :)

    Beijinhos grandes querida

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Márcia, que bolo maravilhoso!
    Bom fim de Domingo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Que bolinho bom hummmm :) a beterraba dá humidade e com menos gordura :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Este bolo me parece um manjar dos deuses. Amei a receita e vou experimentar. Hummmmmmm!!!
    Beijos
    Gracita

    ResponderEliminar
  10. Márcia querida, eu amo chocolate e adoro beterraba e é claro que peguei a receita né?

    Te desejo uma semana de sucesso e muito abençoada.
    Bjsssssssssssss

    ResponderEliminar
  11. Pois fazes bolos assim de tentadores, e depois dizes que a culpa é dos outros!!!! A Isabel nao tem culpa nenhuma, jajajaj... Ou melhor, tem, porque eu tb vi e ainda esta na lista de pendentes!!!
    É que me deixa mesmo intrigada a textura desse bolo e o sabor!!!
    Já podes ir servindo uma fatia para eu tirar as teimas!!!
    Um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
  12. Olá! Achei bonita a "homenagem" à Isabel. :) O teu bolo ficou lindíssimo. Só tenho pena de aquela fatia não ser para mim - mas vou fingir que sim. :P Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá, Marcita,

    Huumm, que bolo mais apetitoso, este teu! Muito interessante a adição de beterraba. Fiquei desejosa de o fazer, pois adoro beterraba e também bolo de chocolate, rsrs.

    Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Bolo com chocolate e beterraba ainda não tinha ouvido falar. Deve ser muito bom!
    O bolo ficou lindo!!
    Beijos querida!

    ResponderEliminar
  15. Muhhh me encanta el chocolate soy una tremenda golosa y eso se ve muy rico
    cariños

    ResponderEliminar
  16. Oi Márcia! Vim agadecer sua visita e lindo comentáio que deixou, volte sempre.
    Quanto as suas delícias, cada vez mais tentadoras. Uma linda noite, fica na pz de Deus.

    ResponderEliminar
  17. Que bom aspecto, Márcia! Deve ter ficado mesmo muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ficou um bolo 5****e certamente uma grande delicia...um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  19. Já tinha visto este bolo no blog da Isabel e tinha ficado de olho nele :) o teu ficou com um aspecto delicioso, gostei muito :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  20. Nunca tinha pensado nessa combinação, fiquei querendo provar;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
  21. É bom, não é? Também já fiz a receita da Isabel.
    É uma excelente combinação de ingredientes!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  22. Ficou lindo! Uma delicia de certeza!
    Já comia uma fatia! eheheh

    Beijinhos e boa semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  23. Ótima sugestão, passando para desejar uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  24. Olá Márcia,
    que delicia essa receita. Deve ter ficado saborosíssimo com beterraba. Anotei a receita para fazer. Este fim de semana passou tão rápido que não consegui fazer nenhum bolinho. Somente o de polvilho, mas errei a mão ele abatumou.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  25. Que bolo lindo que ficou
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  26. Olá Marcia,

    que maravilha de bolinho, adorei, que é que não gosta de chocolate?:)

    Beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Olá querida Márcia!
    Esta combinação de chocolate com beterraba deve ficar perfeita, ótima sugestão, lindo bolo!
    Beijos e uma semana maravilhosa,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  28. Que combinação agradável!
    Uma boa semana!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  29. Marcia,
    As vezes gostava de ser mais atrevida na cozinha, como tu. Uma combinação tentadora de fazer e pelo aspecto , adorei o resultado.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  30. Márcia que delicia!
    Confesso que já vi essa receita em vários blogs e ainda não me arrisquei a fazer, pois conheci o gosto da beterraba a pouquissimo tempo e estou começando a gostar dela pura ainda...rsrsrs
    Mas terei que colocar em prática logo....isso está ficando tentador, ficou maravilhoso teu bolo.
    Beijão

    ResponderEliminar
  31. Olá Márcia:)

    Que bolo lindo! Se não lesse que leva beterraba não acreditava, gostei muito:)
    Parece delicioso e de aspecto molhadinho como eu gosto. Tenho de experimentar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá Marcia :)

    Ainda não era seguidora... Mas agora já sou!!

    E este bolinho de beterraba?! Que bom!!
    Tenho de experimentar!! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  33. Márcia, este bolo deve ser tão bom! Só agora é que vi e fiquei com água na boca.Acho a combinação do chocolate com a beterraba interessante. Tenho mesmo de experimentar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  34. Márcia querida, obrigada pelo carinho, considere-se convidada para um café bem fresquinho KKKKKKKKKK

    Bjsssssss amiga.

    ResponderEliminar
  35. Olá, Márcia!
    Se gostei! E vindo a receita de onde veio só podia ser assim, espectacular! Estou tentada a levar mais do que uma fatia!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Márcia, que bolinho tão bem apessoado!!! Calda maravilhosa!
    Beijinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
  37. Este é um bolo que tenho muita vontade de experimentar Marcia. Se o bolo de cenoura é bom, imagino esse de beterraba com chocolate, fica com uma textura deliciosa. Ficou lindo o seu, a Isabelinha entende bem do assunto quando é chocolate né? E a combinação ficou perfeita. Beijinhos miga

    ResponderEliminar
  38. Um bolo maravilhoso Márcia!
    Beterraba e chocolate ficam mesmo bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Olá Márcia,
    Também vi esse bolo no blog da Isabel e fiquei rendida e agora aqui, continuo mesmo rendida.
    Vou ter que experimentar, Bom fim de semana, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
  40. Que Bolo Maravilhoso Amiga!
    Adorei!!!

    Beijos e um Maravilhoso Final de Semana
    Andrea

    ResponderEliminar
  41. É difícil compreender o rumo da vida em alguns momentos.
    Mas de uma coisa não se pode esquecer:Nada é a toa.
    Às vezes,
    o melhor parece ser o pior, e o certo aparenta ser errado, mas tudo faz parte,
    tudo contribui ao crescimento e tem um porquê.
    Viver vai muito além de explicações e ultrapassa todo e qualquer entendimento.
    O IMPORTANTE É SER FELIZ! SEMPRE.
    Deus esteja sempre presente em sua vida.
    Um feliz e abençoado final de semana.
    Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..
    Em tempo::Agradeço o carinho
    das palavras deixadas com tanto amor
    na minha viagem.
    Agradeço de coração ,
    e saiba você é uma parte da minha vida.

    ResponderEliminar
  42. Primeiro a Isabel, agora tu minha querida??? e eu ali com as beterrabas para usar... Vocês são umas pecaminosas que só dão ideias!!! O que vos vale é que acabei de tirar mais um bundt do forno senão ia já para a cozinha outra vez :)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  43. oi Marcia,obrigada da visita lá no blog,vc disse que gostou da salada mas não conhecia alguns dos ingredientes veja se e a explicação que coloquei vai te ajudar a identificar . bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  44. My dear Márcia,

    This cake just rocks my world!!!

    I just want to dive into it!!!

    Love,
    C. Yorkie

    ResponderEliminar
  45. Hummm que lindo que ficou esse bolo, e é bem nutritivo!!!! Tenha um lindo domingo e uma ótima semana!!! Bjks

    ResponderEliminar
  46. Márcia minha linda.. sofrendo dobrado né?
    Porque eu já tinha namorado esse bolo lá no Blog da Isabel.. e afora sofrendo aqui kkkk
    Hummmmm
    Que delícia amiga..
    Ficou tão convidativo..
    Eita que eu queria essa fatia agora mesmo..

    Um beijo minha linda.. e um domingo mais que especial viu?

    ResponderEliminar
  47. Bom dia !!!
    Querida esse ainda não conhecia, e como
    adoro beterraba vc já sabe né rsrssr então
    vou adorar fazer esse, depois te conto
    Hummmmmm

    Abraços de bom domingo e boa semana
    Bjuss

    _Rita!!!!__

    ResponderEliminar