Translate

domingo, 15 de janeiro de 2012

Pão de frutos secos


 Esta receita dá um bolo bastante grande e saboroso. Tirei-a do site da Ana Maria Braga ( Mais você). No original chama-se "pão de frutas da Tete".


Ingredientes:

1 lata de leite condensado

a mesma medida de lata de leite normal

3 ovos
100 gr de manteiga
1 carteira de fermipan



1 chávena de nozes e avelãs picadas
1 chávena bem cheia de sultanas embebidas num cálice de aguardente bagaceira ( a receita original é com fruta cristalizada e conhaque, mas como não tinha nem uma nem outro ,usei o que havia em casa, daí ter alterado o nome da receita!)

Na Bimby bater os leites,os ovos, o fermipan e a manteiga 15 segundos, velocidade 6. Acrescentar depois 700 gr de farinha e bater 20 segundos, velocidade 5 e 3 minutos , velocidade espiga.Deixa-se levedar e só depois se acrescentam as frutas. Bate-se mais 1 minuto ,velocidade espiga.
Deitar a massa numa forma, de preferencia de buraco, e deixar levedar mais uma vez.





Resulta num bolo não muito doce mas muito agradável. Como é uma massa muito pesada ,talvez não fosse má ideia por 2 carteiras de fermipan, pois custou a levedar.

4 comentários:

  1. Lindo bolo Márcia, deve ser delicioso,gosto de bolos pouco doces, estive a ler a receita e gostei muito dos ingredientes.
    Por mim prefiro esperar que levede mesmo sendo um pouco demorado, tenho receio que o gosto a fermento fique pronunciado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Maravilha, deve ser bom, vou experimentar qualquer dia, esto na mira dele.

    Hoje fiz um bolo (de caramelo e nozes) para o aniversário do meu marido, estou farta de fazer esse bolo e resultou num autentico desastre, não sei o que se passou, mas nem dá para colocar no blog, até a cobertura ficou com pouca apresentação- são coisas da vida, às vezes acontece,

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar. Obrigado por partilhar.
    Agradeço a visita ao meu cantinho e seu comentário.
    Volte sempre.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Que bolo bom! A esta hora........ dá água na boca.
    Fica nos meus favoritos para experimentar.

    Bjs

    ResponderEliminar